A Rota Capitão Senra é um caminho que convida a viver a natureza, gastronomia e arte. Localizada nas proximidades de Belo Horizonte, ela começa em São Sebastião das Águas Claras (Macacos) e conecta distritos como Casa Branca, Piedade do Paraopeba, Aranha e Brumadinho, ponto final onde se encontra o célebre Instituto Inhotim. Ao longo dos cerca de 140 km de extensão, o viajante encontra lindas paisagens, boa gastronomia e a hospitalidade mineira.

O ponto de partida: Macacos, São Sebastião das Águas Claras

Macacos, distrito de Nova Lima, é o ponto de partida simbólico da rota. Oficialmente, a Rodovia AMG-160, que liga a BR-040 a Macacos, recebeu em 2018 o nome de Rodovia Capitão Senra, em homenagem ao motociclista mineiro José Senra Moreira. É lá que começa um roteiro que pode ser percorrido de moto ou carro.

Embora o nome “Rota Capitão Senra” se conecte oficialmente à estrada que liga a BR-040 a Macacos, o trajeto inspirou a criação de um roteiro turístico ampliado, disponível no site do projeto Bora Mundo. Essa proposta mapeia um percurso que segue de Macacos até Brumadinho.

Disponível em: https://www.boramundo.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Bora-Mundo-Mapa-da-Rota-Capitao-Senra-6-768×772.jpg

No caminho, o viajante passa por pontos turísticos como os distritos Casa Branca, Piedade do Paraopeba e Aranha, além de diversas atrações na Serra do Rola Moça e na Serra da Moeda.

Conexão com Brumadinho e o Inhotim

A rota desemboca em um dos destinos mais visitados de Minas Gerais: o Instituto Inhotim. Considerado o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, Inhotim é o ponto final ideal para quem deseja encerrar o percurso com uma imersão artística. Galerias, jardins e obras monumentais transformam a visita em uma experiência tão marcante quanto a própria viagem.

Ao longo do trajeto, o viajante também pode incluir paradas no Topo do Mundo, na Lagoa dos Ingleses e nos mirantes da Serra da Moeda, com vistas de tirar o fôlego.

Mas a arte não se limita apenas a Inhotim. Ao longo de toda a Rota Capitão Senra é possível viver experiências artísticas em diferentes formas. Seja defrutando de uma boa música nos bares e restaurantes, passando pelos ateliês de cerâmicas e artesanatos da região, ou conhecendo o espaço do Teatro Navegante de Marionetes em Macacos.

Ou seja, se organizar direitinho, dá para vivenciar múltiplas facetas desse roteiro: estrada, natureza e arte, tudo em um fim de semana ou em diferentes passeios, explorando cada detalhe dessa rota.