Celebrando 30 anos do Teatro Navegante, a magia dos espetáculos de bonecos vai invadir a cidade primaz de Minas

Texto: Greiza Tavares

De 25 a 28 de abril, Mariana irá receber a 12ª edição da Mostra Internacional de Teatro de Bonecos. Neste ano, a programação do evento está ainda mais especial, pois o festival irá celebrar 30 anos de fundação da companhia Teatro Navegante de Marionetes, dirigida por Catin Nardi, idealizador da mostra, e também os 15 anos do seu espetáculo de bonecos gigantes: Bloconeco de Catin e sua Banda Navegante.

O evento é gratuito e contará com uma programação variada, destinada para públicos de todas as idades, com a participação de artistas de várias partes do Brasil, além de México, Argentina e Alemanha.

Com exposição/intervenção, desfile, bate-papo, oficina e apresentações de teatro de bonecos, o festival promete trazer espetáculos intrigantes e propor reflexões sobre a arte do teatro de bonecos, as mudanças ao longo do tempo, como eram os festivais, há alguns anos, e como esses eventos se apresentam atualmente. Haverá participação das escolas municipais de Mariana e toda a comunidade está convidada a prestigiar e participar. O diretor do Teatro Navegante e idealizador da mostra, Catin Nardi, ressalta que as ações são pensadas para todas as faixas etárias. “Os espetáculos são também para os adultos. Algumas pessoas pensam que o teatro de bonecos é apenas para o público infantil, mas não, a mostra terá atrações para as crianças, mas também para os adultos, há espetáculos muito emocionantes, então todos estão convidados”, declarou o diretor.

Sobre o Teatro Navegante de Marionetes

A companhia Teatro Navegante foi criada no início dos anos 1990, numa praia do Espirito Santo, pelo artista marionetista, Catin Nardi. Apaixonado pela arte, e também produção cultural, licenciado em artes, ator-manipulador, ele criou e dirige o Teatro Navegante de Marionetes, desde 1994.

Por muitos anos, Mariana frequentou o Ateliê Catin Nardi, sede do Teatro Navegante, onde o artista realizava apresentações permanentes. O espaço foi fechado, após a quebra da barragem de Fundão, mas a Companhia continua trabalhando agora em duas frentes: nas cidades mineiras Mariana e Macacos.

Catin Nardi realizou trabalhos importantes em Mariana e também na mídia nacional, como a abertura da novela “As filhas da mãe” e “Hoje é dia de Maria, ambas produções da TV Globo. Além disso, ele se apresenta, regularmente, com seus espetáculos em diferentes festivais internacionais e espaços culturais, sendo reconhecido no Brasil e no exterior.

Saiba mais sobre a Mostra

Desde 2006, a Mostra Internacional de Teatro de Bonecos de Mariana é um evento cultural, anual, que reúne artistas locais, nacionais e internacionais para apresentações de teatro de bonecos. A ação promove cultura, alegria e apreciação das formas de expressão artística, por meio dos bonecos.

O evento busca ampliar o acesso à cultura e proporcionar uma experiência única e cativante. Durante a mostra, os bonecos gigantes, de Catin Nardi, que este ano completam 15 anos, desde sua criação, são destaque, desfilando pelas ruas da cidade convidando a população para as oficinas e atividades da programação.

Com o passar dos anos, a mostra expandiu sua abrangência, recebendo artistas de diferentes partes do mundo, enriquecendo ainda mais os espetáculos, com diversas técnicas, estilos e perspectivas artísticas.

Além das apresentações teatrais, a programação inclui exposições, workshops e outras atividades relacionadas ao universo dos bonecos, tornando-se, assim, um acontecimento marcante no calendário cultural de Mariana e região, uma oportunidade para a comunidade e visitantes apreciarem a arte dos bonecos e se envolverem com essa forma de expressão artística.

A Mostra Internacional de Teatro de Bonecos 2024 é uma realização de Catin Nardi e sua companhia Teatro Navegante de Marionetes, com produção da Sala de Idéias e apoio da Fundação Renova e da Prefeitura de Mariana, além de vários apoiadores locais.

Veja a programação completa e venha viver a magia do teatro de bonecos! Não perca!