Na abertura do evento, o público irá assistir ao espetáculo “Kasperl e a cerveja do Papa”, que apresenta bonecos da Alemanha, do século XIX

A abertura da 12ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos de Mariana irá acontecer no dia 26 de abril, sexta-feira, às 19h30, no Cine Teatro Mariana, onde o público irá assistir ao espetáculo “Kasperl e a cerveja do Papa”, que apresenta bonecos da Alemanha, do século XIX, como uma celebração aos 200 anos da Imigração Alemã para o Brasil.

A peça “Kasperl e a cerveja do Papa”, será apresentada pela companhia Trip Teatro, da cidade de Rio do Sul, Santa Catarina. Essa apresentação é uma ação comemorativa pelo Bicentenário da vinda dos imigrantes alemães para a região Sul do Brasil.

William Sievert, da Trip Teatro, é um dos idealizadores desse projeto e conta como surgiu a ideia da peça resgatar a cultura alemã. “Esse espetáculo, nasceu de uma pesquisa que eu venho fazendo há muitos anos, desde o início dos anos 2000, sobre o teatro de bonecos popular alemão, ou o ‘teatro do Kasperl’, ou ainda, em alemão, o ‘Kasperl Theater’, que era uma manifestação viva em Santa Catarina, trazida pelos imigrantes. Descobri histórias de pessoas que apresentavam o Teatro de Bonecos Popular Alemão durante muitos anos. Alguns desses trabalhos duraram cerca de 20 anos, da décadas de 1940 a 1960, em várias cidades de Santa Catarina, como Pomerô, Jaraguá do Sul, Blumenau e Rio do Sul, de onde nós somos. Minha família tem origem alemã, assim como a  maioria das famílias dessa região do Vale do Itajaí, então esse trabalho, de alguma forma, me conectou também com os meus antepassados”, declarou Sievert.

Sobre os bonecos do século XIX

Uma das parcerias na elaboração do projeto dessa peça é o diretor teatral e pesquisador da cultura popular na Europa, Paco Parício. Ele mantém um dos mais importantes museus de teatro de bonecos na Europa, o Museu Casa de Los Títeres – Abizanda, na Espanha. Através desse museu, o diretor fez a doação desses bonecos originais da Alemanha, do século XIX. “Os bonecos desse espetáculo são originais da Alemanha, pertenceram a uma companhia profissional, que esteve atuante até perto da década de 1880, depois disso eles estiveram com um colecionador, nos Estados Unidos, que acabou vendendo para o Museu de Los Títeres, na Espanha, que fez a doação para nós, da Trip Teatro. Para nós, é uma alegria poder apresentar com esses bonecos”, contou Sievert.

O Teatro de Bonecos Popular Alemão faz parte de uma “família de bonecos” populares espalhados por todo o mundo, inclusive no Brasil, onde é conhecido como Mamulengo, Cassimiro Coco, Babau, João Redondo. Uma arte que desenvolveu-se principalmente nos estados do Nordeste e do Norte do país. “Eu, por ser do Sul, sempre lamentei muito que o Teatro de Mamulengo não era presente aqui na nossa região, e, por isso, que me empolguei muito quando conheci essas histórias do Teatro Kasperl”, disse ele.

A cultura cervejeira do Sul do Brasil

Outro assunto abordado na peça é a cultura cervejeira do Sul do Brasil, que tem Blumenau como a capital nacional da cerveja, com uma das maiores festas do país, a Oktoberfest. William explicou que esse movimento da cultura cervejeira também foi trazido pelos imigrantes alemães e é muito presente na maioria das cidades da região Sul. “A gente trata de aspectos culturais ligados à produção cervejeira, sem fazer apologia ao álcool, ou outras abordagens que deixam o espetáculo indevido para os pequenos. Então, a peça é livre para todas as idades. Sobretudo, é um espetáculo muito bonito e alegre para o público familiar”, afirmou William.

Outro elemento da cultura alemã na peça, é a parte musical. “Com música ao vivo, trazendo uma sonoridade típica, usando instrumentos como a gaita e outro instrumento muito particular, conhecido como ‘violino do diabo’, que é um instrumento de percussão, tudo pensando nesse contexto da cultura alemã”, contou William Sievert.

Parceria com a Companhia Teatro Navegante

A parceria da Trip Teatro com a companhia Teatro Navegante vem de longa data. “O Catin Nardi e o Teatro Navegante são nossos parceiros e já estiveram, em mais de uma ocasião, em nossa cidade, Rio do Sul, se apresentando em projetos desenvolvidos pela Trip Teatro. Nós também já estivemos, em outras ocasiões, em Mariana, Ouro Preto, a convite do Catin, onde participamos das edições anteriores da Mostra Internacional de Teatro de Bonecos com outras peças. Estamos muito felizes de estarmos de volta, para celebrar esse aniversário importante de 30 anos da companhia Teatro Navegante”, declarou Sievert.

Conheça a companhia Trip Teatro

Atuante há 33 anos, a Trip Teatro se firmou como uma importante companhia teatral do Brasil. Apresentou-se em todas as capitais do país e em outros 14 países de 3 continentes (América do Sul, Europa e Ásia), participando de importantes eventos do gênero. Criou, em 2004, o “Centro de Pesquisa e Produção de Teatro de Animação”, em Rio do Sul, desenvolvendo projetos culturais como festivais, eventos de formação e outras ações que lhe renderam diversos prêmios.

Sinopse do Espetáculo

Em um mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação?

Participe da 12ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos de Mariana. De 26 a 28 de abril, esse e vários outros espetáculos divertidos e emocionantes esperam por você!

Texto: Greiza Tavares.