Celebrando 30 anos da companhia Teatro Navegante, a 12ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos de Mariana homenageia o artista que esteve presente desde o início do projeto: Renato Coelho Guimarães. O diretor da companhia, Catin Nardi, destacou a importância da participação desse parceiro na arte de bonecos. “Neste ano, ele é homenageado por ter acompanhado e colaborado diretamente com as origens do Teatro Navegante de Marionetes, como uma peça fundamental no impulso inicial do projeto, que navega pelos mares da cultura do Brasil e do mundo”, declarou Catin.

Renato (a esquerda) e Catin (a direita) com cenário do espetáculo “o catavento”

Sobre o artista

Renato Coelho Guimarães é artista plástico, natural de Pelotas – RS. Ele participou na finalização, estreia e circulação de mais de 100 apresentações do primeiro espetáculo do Teatro Navegante de Marionetes.

Em 1994, Renato residia na Praia da Enseada das Garças, no Espírito Santo, em uma comunidade artística. Catin Nardi e Renato Guimarães se conheceram naquele período e ficaram amigos. Dessa amizade, surgiu uma colaboração espontânea com a companhia finalizando os textos, cenários e bonecos do espetáculo “O Catavento”, estreado em outubro de 1994. Esse espetáculo percorreu vários estados do Brasil como ES, MG, BA, RS, GO, além da cidade de Brasília e também cidades na Argentina, participando do circuito de festivais mais importantes de teatro de bonecos do Brasil e Argentina, até 1998.

Após esse período, Renato Guimarães retornou ao RS, onde cuida, junto à sua família, do seu próprio acervo de marionetes.